Relator do Orçamento do Estado para 2019, o deputado Edson Giriboni presidiu Audiência Pública em Itapetininga

Deputado Edson Giriboni na câmara municipal de Itapetininga
Deputado Edson Giriboni na câmara municipal de Itapetininga

 

Membro permanente da  Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa e relator da proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias, o deputado Edson Giriboni comandou a 6ª Audiência Pública do Orçamento 2019, realizada em Itapetininga na última segunda-feira. Aberta à população, as principais reivindicações apresentadas referiram-se principalmente à saúde e à infraestrutura. Giriboni se manifestou a favor desse modelo de audiência pública, que serão 20 no total em todo o Estado, “é uma oportu­nidade democrática, para que todas as lideranças e cidadãos possam participar da elaboração do orçamento”.

Sobre a saúde, o deputado Edson Giriboni ressaltou que as prefeituras são penalizadas para financiar a saúde pública, “é preciso cobrar o governo estadual, mas existe uma grande distorção, o Hospital de Itapetininga, que atende a toda a região, tem somente 20% do seu custo mensal financiado pela União; 37% vêm do Estado e 43% da prefeitura. Devido ao não reajuste da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), o governo federal, que deveria ser o grande financiador, acaba sendo o que menos contribui”, disse.

Em relação à infraestrutura, o deputado Edson Giriboni ressaltou o investimento na recuperação da Raposo Tavares, entre Itapetininga e Ourinhos, que deve ter as obras iniciadas em breve, também citou o programa de recapeamento, iniciado pelo governador Márcio França, que irá beneficiar quase todos os municípios do Estado. Em relação a esse programa, o deputado Giriboni intermediou o repasse de para dezenas de municípios, como Itapetininga, Angatuba, Paranapanema, Buri, Capão Bonito, estes já com a liberação de recursos já anunciados e, outros como São Miguel Arcanjo, Alambari e Sarapuí devem ter a autorização publicada no Diário Oficial nos próximos dias, como foi informado Giriboni em uma reunião no Palácio dos Bandeirantes na última quarta-feira. A pavimentação da SP 249 de Apiaí a Ribeirão Branco e a finalização da obra de recuperação da SP 250, unindo Capão Bonito, Guapiara, Apiaí e Ribeira, foram outros investimentos na região destacados pelo deputado Edson Giriboni.

Compuseram a mesa da Audiência, ao lado do deputado Edson Giriboni, o vereador Mário Carneiro Neto e o vice-prefeito de Itapetininga, coronel Josué Álvares Pintor (PDT), representando a prefeita Simone Marquetto. O Coronel Pintor, também elogiou o encontro, “quando se prepara o orçamento com maior antecedência, ouvindo o cidadão, a peça tende a ser muito mais inteligente e gratificante em relação à própria população”, afirmou, “esse espaço é muito importante para conhecer as particularidades de cada região, O Estado de São Paulo tem uma heterogeneidade muito grande, há muita diferença na distribuição de recursos”, concluiu. Para o vereador Mário Carneiro, “a população tinha de participar mais, aproveitar mais a oportunidade.” 

Além de Itapetininga, a Região Metropolitana de Sorocaba irá receber audiência pública em Avaré.