Programa Água é Vida chega em Itapetininga

Giriboni visita morador que recebeu programa Água é Vida.

O Água é Vida, programa de saneamento rural está sendo implantado em Itapetininga. O convênio foi assinado em 2011, mas a retomada do investimento, mais de R$ 2 milhões, foi acertada em uma reunião do secretário estadual de Saneamento Benedito Braga e a prefeita Simone Marquetto, intermediada pelo deputado Edson Giriboni em janeiro. Serão instaladas Unidades Sanitárias Individuais (USIs) em 501 residências na zona rural. Idealizador do programa quando era secretário estadual de Saneamento, o deputado Giriboni esteve visitando as primeiras comunidades atendidas no município, os bairros do Areião e Várzea, quase 40 km de distância do centro da cidade. Em breve o programa vai chegar ao Morro Vermelho, Porto Velho, São Roque, Ita Recreio, Pescaria, Cantagalo e Rio Acima.

“Fico contente ao ver de perto o programa fazendo o bem às pessoas, ao meio ambiente. Quando levei essa ideia para o governador Alckmin era pra trazer saneamento para as comunidades isoladas. Se não fosse esse programa não teríamos sequer a previsão de quando poderia teria tratamento de esgoto nessas áreas mais distantes dos centros urbanos”, disse o parlamentar, que explica também que o uso das Unidades Sanitárias Individuais foi a forma encontrada para viabilizar economicamente o programa, “com os métodos tradicionais de tratamento seria impossível trazer saneamento para essas localidades”.

O Água é Vida teve início em 2011 nas regiões de Itapetininga e no Vale do Ribeira e junto com o Se Liga na Rede, pelo qual o governo custeia a ligação à rede de esgoto para famílias de baixa renda, foi um marco da gestão do deputado Edson Giriboni à frente da secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado